Lógica de Decisão em Marketing e Inovação-Ibmec Barra


UNIDADE IBMEC QUE O CURSO SERÁ OFERECIDO:
CENTRO

DIAS DAS AULAS:
04,11,18,25 de junho; 02 de julho de 2016.
 

HORÁRIO:
Sábado: 08h30min as 14h30min


* Após a data limite de inscrição on-line, as matrículas serão recebidas apenas nas secretarias Ibmec.

* Para matrículas de Pessoa Jurídica (PJ), só será aceito o pagamento à vista.

* O Ibmec se reserva o direito de cancelar o curso devido à quórum baixo.

DESCRIÇÃO:
A Complexidade e a Velocidade de Crescimento e de mudança nos negócios exigem uma nova forma de planejar e decidir. O momento econômico exige decisões eficazes e com baixo risco de falhas.
Os mercados tornam-se mais complexos. Os canais de venda e de promoção tornam-se mais diversificados e inovadores.
 Os negócios exigem executivos rápidos, precisos e estratégicos. O custo de falhar é cada vez mais alto e arriscado. Os executivos precisam repensar uma forma de pensar, de planejar e de decidir.
 
Com a introdução, o desenvolvimento e o crescimento acelerado e a velocidade incrível dos processos e meios de Informática e de Telecomunicações os dados e informações sobre fatos empresarias, micro e macroeconômicos, sociais, ambientais, políticos e financeiros brasileiros e estrangeiros se tornam muito rápidos, abundantes e facilmente disponíveis aos executivos. Por outro lado, a complexidade para as decisões de planejamento e de execução de ações  tornam-se  cada vez maiores . Aliado a isso tudo temos a pressão por decidir e a alta volatilidade de mercado para o que se cria e se produz. Nessa turbulência de analisar, selecionar, decidir e fazer vemos os profissionais  ¨ afogados ¨ numa imensidão de textos , números e imagens. 
Temos constatado a necessidade de trabalhar essas pessoas numa metodologia de lógica, psicológica e sistemática que as ajude a produzir mais em menor tempo com menor esforço. Pensando nisso criamos o Programa de Treinamento Lógica de Decisão em Marketing e Inovação. 

Esse Programa ajuda os participantes no desenvolvimento da capacidade de analisar melhor os problemas e as oportunidades de negócios, como também no aperfeiçoamento para a tomada de decisão de uma forma mais racional e eficaz.


OBJETIVOS GERAIS:
Aperfeiçoar os executivos em: identificar e analisar problemas e oportunidades de negócios de Marketing e de Inovação; utilizar procedimentos sistemáticos para criar propostas de solução e de ações objetivas; realizar previsões de utilização de recursos e de resultados eficazes. 

PROGRAMA DO CURSO:
. Identificar e Observar Problema ou Oportunidade. O quanto a visão e o entendimento pré-concebido ou  
  superficial poderão distorcer a verdadeira realidade do problema ou da oportunidade . O que fazer para  
  evitar erros de percepção e de entendimento .
. O que eu verifico é um Fato ou uma Opinião? O que realmente ele é e não como eu e os outros ¨achamos¨
  que seja .
. Como construir mentalmente uma estrutura para resolver o problema ou explorar a oportunidade.  
. Como selecionar a melhor forma de agir para resolver o problema ou para explorar a oportunidade.
.  Como definir racionalmente o projeto de ação para solucionar o problema ou para explorar a 
  oportunidade .
. Como avaliar os resultados e os desvios da ação em relação ao planejado.
. Definição de um roteiro para a busca de dados, seleção dos dados, análise dos dados, definição da ação,   
  planejamento da ação , análise dos resultados e conclusões .
. Aplicação do roteiro de projeto de ação aplicado a alguns casos de Marketing  e de Inovação .
Exercícios em grupo com o uso do roteiro de ação.  


Bibliografia Básica Selecionada 
Bazarian , Jacob  -  O Problema da Verdade , Alfa e Omega Editora  , 1985 
Drucker , Peter  - O Gerente Eficaz  , LTC Editora  , 1967 
Ferrari , Alfonso Trujillo - Metodologia da Ciência , Kennedy Editora , 1974
Gewandsznajder , Fernando – O Que é Método Científico , Cultrix  Editora , 1989 
Hempel , Carl G. – Filosofia da Ciência Natural , Zahar Editores , 1974
Hessen ,Johannes  - Teoria do Conhecimento  ,Studium Editora , 1964 
Kepner , Charles 
Tregoe , Benjamin  - O Administrador Racional , Atlas Editora , 1976 
Mann , Peter – Métodos de Investigação Científica , Zahar ,1979
Murray , Edward – Motivação e Emoção , Zahar Editores , 1964
Popper , Karl – A Lógica da Pesquisa Científica  , Cultrix  Editora , 1972 
Russo , J, Edward 
Schoemaker ,Paul J. – Winning  Decision  , Random  House , 2002 
Simões , Edda A.Q.
Tiedemann , Klaus B. – Psicologia  da  Percepção , EPU Editora , 1985    


PROFESSOR:
Antonio Carlos do Vale é Consultor em Marketing, Negócios e Planejamento Estratégico.Bacharel em Ciências Estatísticas pela Escola Nacional de Ciências Estatísticas -IBGE. MBA em Gerencia de Negócios IAG PUC. Mestrado em Teologia pelo Seminário Batista do Sul do Brasil. Ex Professor da Fundação Getúlio Vargas, Pontifícia Universidade Católica PUC-RJ, Associação Brasileira de Poupança e Empréstimo – ABECIP, Escola Nacional de Seguros e outras. Palestrante da Câmara de Comércio Brasil Califórnia e da Portuguese Chamber of Commerce (Estados Unidos). Ex Gerente de Marketing da Delfin Crédito Imobiliário, Xerox do Brasil, Editora de Guias LTB.