Design Thinking: Criatividade, Modelos Mentais e Gestão para Impactar Pessoas - Ibmec Barra


UNIDADE IBMEC QUE O CURSO SERÁ OFERECIDO:
BARRA

DIAS DAS AULAS:
16,23, 30 DE JULHO DE 2016.
 
HORÁRIO:
Sábados: 08h às 17h

* Após a data limite de inscrição on-line, as matrículas serão recebidas apenas nas secretarias Ibmec.

* Para matrículas de Pessoa Jurídica (PJ), só será aceito o pagamento à vista.

* O Ibmec se reserva o direito de cancelar o curso devido à quórum baixo.

DESCRIÇÃO:
O curso apresentará um viés teórico-prático-dinâmico sobre o Design Thinking, promovendo uma transdisciplinaridade pela Gestão do Conhecimento, Neurociência, Administração Estratégica e Empreendedorismo. Através da utilização de metodologias de gestão conhecidas do meio acadêmico e a aplicabilidade destas no mercado nacional e internacional, o curso possibilitará o desenvolvimento da metodologia Design Thinking pelo aluno. Serão apresentados conteúdos relativos: como tornar ideias subjetivas em conteúdo objetivo através de modelos mentais, estímulo a criatividade, a problemática da percepção, ferramentas mentais, e como estimular e promover inovação. O conteúdo supracitado é baseado no material disponibilizado de pensadores da gestão e com aplicação através de dinâmicas. A intenção é impactar o aluno para que ele possa desenvolver o próprio Design Thinker.

OBJETIVOS GERAIS:
O curso tem como objetivo desenvolver o espírito Design Thinker nos alunos (empreendedores, gestores, líderes, etc.), possibilitando-o executar e estimular o Design Thinking nos mais diversos ambientes de trabalho e culturas organizacionais. 

PROGRAMA DO CURSO:

1ª aula: PERCEPÇÕES – Apresentação do curso. Explicando a percepção. O que vemos, o que cremos? A neurociência. Vamos falar de ideias. Existem muitas ideias por aí... e você sabe disso?
Dinâmica 1 em sala de aula.

2ª aula: ACELERANDO IDEIAS - Discussão teórica sobre como desenvolver um lado criativo. Inspiração. Criando ambientes propícios. Como começar a desenvolver ideias.
Dinâmica 2 em sala de aula.


3ª aula: MODELAGENS MENTAIS > ESTRUTURANDO PENSAMENTOS - Começando a pensar Design Thinking. Estimulando a estruturação de ideias. Ferramentas mentais.
Dinâmica 3 em sala de aula.

4ª aula: DESCONSTRUINDO IDEIAS – Prototipagem. Pensamento Sistêmico. Mapas Mentais. Errar também faz parte. Aprendendo com os erros.
Dinâmica 4 em sala de aula.

5ª aula: DIY (DO IT YOURSELF) – O que é estratégia? Execute suas ideias. Ferramentas Mentais para resolução de problemas. Promovendo aplicabilidade as ideias. 
Dinâmica 5 em sala de aula.

6ª aula: MENOS É MAIS! - Busque a inovação. Visão sistêmica.
Dinâmica 6 em sala de aula.

7ª aula: GESTÃO DO CAPITAL INTELECTUAL – Estruturando redes colaborativas. O feedback como ferramenta para o desenvolvimento de ações. Argumentos lógicos e emocionais. 
Dinâmica 7 em sala de aula.

8ª aula: PITCH – Venda sua ideia e realize projetos. Aplicação prática final. NO-BRAINER!


REFERÊNCIAS:

BROWN, Tim. Design Thinking: uma metodologia poderosa para decretar o fim das velhas ideias. Rio de Janeiro: Elsevier, 2010.

BUKOWITZ, Wendi; WLLIAMS, Ruth. Manual de Gestão do Conhecimento – Ferramentas e Técnicas que Criam Valor para a Empresa. São Paulo: Bookman. 2002.

DORNELAS, José Carlos Assis. Empreendedorismo: transformando ideias em negócios. Rio de Janeiro: Elsevier, 2008.

KELLEY, T.; LITTMAN, J. As 10 faces da inovação: estratégias para turbinar a criatividade. Rio de Janeiro: Campus, 2007.

KIM, Chan & MAUBORGNE, Renée: A Estratégia do Oceano Azul – como criar novos mercados e tornar a concorrência irrelevante; Rio de Janeiro: Campus, 2005.

MINTZBERG, H. Safári de Estratégia. Porto Alegre: Bookman, 2004.

NONAKA, Ikujiro. A empresa criadora do conhecimento. Harvard Business Review. Gestão do Conhecimento. Rio de Janeiro: Elsevier, 2000, pág. 27-49.
OSTERWALDER, Alexander; PIGNEUR, Yves.  Business Model Generation - Inovação em Modelos de Negócios: um Manual para Visionários, Inovadores E Revolucionários; São Paulo: Alta Books, 2011.

RODRIGUEZ Y RODRIGUEZ, Martius V.(Org.). Gestão do conhecimento e inovação nas empresas. Rio de Janeiro: Qualitymark, 2010.

SENGE, Peter M. A quinta disciplina: arte e prática da organização que aprende. São Paulo: Best Seller, 2011.


PROFESSOR:
Leonardo P.O.A. Campos é empreendedor e gestor empresarial. Seu mestrado é em Sistemas de Gestão pela Universidade Federal Fluminense; especialista em Gestão de Empreendimentos Turísticos pela UFF (2013) e graduado em Produção Cultural também pela UFF (2010). Atualmente, é Professor Convidado do Programa de Pós-graduação em Turismo da UFF e Coordenador Adjunto de Projetos Especiais da Faculdade de Turismo e Hotelaria da UFF, além de atuar como consultor independente em gestão empresarial. Tem experiência em gestão empresarial: gestão de projetos, administração estratégica e negócios digitais (e-commerce) com foco em empreendedorismo e inovação. Já atuou em empresas de variados segmentos: entretenimento - Aventura Entretenimento; tecnologia e inovação - Viaje Nessa Compras Coletivas com foco na ramo hoteleiro na qual era sócio/gestor; organização não governamental (ONG) - Sociedade Ademir Damaceno para infância e Adolescência (SADIAS); e ramo imobiliário - Administradora Garin. Co-idealizador e coordenador do projeto TecTur – Seminário de Tecnologia & Turismo. CEO da Feedbacker – Soluções Inovativas.